fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

AS FOFAS DA POVOAÇÃO


São belas e gostosas…são agradáveis ao olhar…e são de uma delícia única ao saborear! São elas as famosas e tradicionais Fofas da Povoação.

Esta bela iguaria da doçaria povoacense ao longo dos tempos sofreu pequenas alterações quanto ao seu paladar, pois quem teve a oportunidade de degustar as Fofas superiormente confecionadas pela esposa do Sr. José Amâncio, Dona Angelina (ambos falecidos), sabe bem a diferença para as confecionadas hoje.

No café do Sr. José Amâncio as fofas eram um doce muito requintado e cobiçado por todos os povoacenses e forasteiros, bolo este confecionado pela Dona Angelina, sua esposa, que possuía umas mãos de fada. 

No café do Sr. José Amâncio a montra vidrada com os doces estava sempre um requinte, com uma apresentação que naquele tempo fazia qualquer um delirar de desejo.

Hoje os mais velhos ainda falam nas Fofas da Dona Angelina e como aquelas ninguém ainda conseguiu fazer, pois o paladar interior era bem diferente das de hoje, cremoso e muito gostoso, até aquele fio de chocolate por cima da Fofa era de uma delícia inexplicável, e digo isso porque em rapazinho cheguei a degustar as Fofas confecionadas pela Dona Angelina. Até o seu tamanho original sofreu alteração!


Foto: Google Imagens
Era dia de imensa alegria e festa quando meu pai aparecia em casa com as fofas do Café do Sr. José Amâncio, bem como com os saborosos Bolos de arroz, que também hoje sofreram uma grande modificação no seu paladar e confeção.

Pelo conhecimento que tenho as Fofas da Povoação nasceram da criatividade e mão da Dona Angelina, com ela morreu a receita original deste apreciado doce povoacense. A receita original deve manter-se na posse da sua família que hoje continua com o negócio do café e supermercado APL (António Pereira da Luz).


A mãe deste delicioso doce merece a minha profunda admiração, bem como, estou certo, de todos os povoacenses.
Foto: Google Imagens

A Fofa da Povoação é um doce apreciado
Ao olhar para ela fico maravilhado
Gosto muito do seu paladar
E adoro-a degustar
Sua mãe é povoacense
E minha admiração merece!
Queria voltar a deliciar uma Fofa original
O que seria um sinal
Que a este mundo veio para ficar!
Mas não me levem a mal
A Fofa é mesmo magistral
E é na Vila da Povoação o seu querido lugar!

Pedro Damião Ponte




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot