fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de julho de 2017

AÇORES COM O MAIOR AUMENTO DE GARAJAUS EM OITO ANOS

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou o Censo de Garajaus realizado este ano permitiu concluir que existem cerca de 10 mil aves no arquipélago dos Açores, nomeadamente 4.176 casais reprodutores de garajau-comum (Sterna hirundo) em 124 colónias e 763 casais de garajau-rosado (Sterna dougalii) em 25 colónias.

Estes dados, segundo Filipe Porteiro, “representam um aumento da população, em relação a 2016, de cerca de 50% para casais reprodutores de garajau-comum e de 30% para casais de garajau-rosado”.

O Diretor Regional adiantou que é Grupo Central dos Açores é o que apresenta “a maior percentagem de casais de garajau-comum”, cerca de 50%, acrescentando, contudo, que, relativamente à população de garajau-rosado, estas aves concentram-se mais no Grupo Ocidental, onde estão 76% dos casais reprodutores.

“Desde 2009, este foi o ano em que registámos mais garajaus”, frisou Filipe Porteiro, salientando, no entanto, que, apesar dos bons resultados do censo, “esta ave marinha continua a precisar de especiais medidas de proteção”.

O Censo de Garajaus 2017, coordenado pela Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), em parceria e com o apoio dos Serviços de Ambiente e dos Parques Naturais de Ilha, teve como objetivo quantificar as populações das duas principais espécies de garajaus que nidificam na Região.

Participaram no censo deste ano cerca de quatro dezenas de pessoas, nomeadamente Vigilantes da Natureza dos Parques Naturais de Ilha, investigadores do Departamento Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), bem como técnicos da DRAM e dos Serviços de Ambiente de Ilha.

Além da visita às colónias acessíveis para contabilização de ninhos e posturas pelos técnicos dos Parques Naturais de Ilha e da DRAM, as contagens nas colónias mais inacessíveis, em particular nos ilhéus costeiros, refúgio para aves marinhas, foram efetuadas à distância por terra e por mar, através de binóculos e telescópio ou de viagens de barco à volta de todas as ilhas, que permitem estimar o número de adultos, despoletando uma buzina que os faz levantar voo.

O Censo de Garajaus iniciou-se em 1989, decorrendo com uma periodicidade anual desde 1993 nas principais colónias, por iniciativa dos investigadores de aves marinhas do DOP/IMAR, sendo que na última década tem havido um esforço crescente para se monitorizar na íntegra as colónias de todo o arquipélago.

Desde o ano passado, o Governo dos Açores assumiu a coordenação do censo, sendo que a monitorização e recolha de dados populacionais de aves marinhas com estatuto de proteção regional, comunitária e internacional, como é o caso dos garajaus comum e rosado, constitui uma obrigação legal no âmbito da Diretiva Aves (Rede Natura 2000), da Diretiva Quadro Estratégia Marinha, tendo ainda enquadramento na Convenção OSPAR.

GaCS/GM

Fotografia: GaCS/Vanda Carmo

Povoação, segunda-feira, 17 de julho de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot