fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

TURISMO CASEIRO

Era ti José mariense genuíno sabendo levar a água ao seu moinho proprietário de uma carroça e de uma égua e não só…

Era a égua uma estampa de animal, em dia de (São Parece) barcos que faziam ligação entre ilhas em especial S. Miguel Sta Maria…

Estando ti José no cais vi um turista que estava a deambular com a mala de viagem suspensa na mão ora a pousava, ora a levantava barafustava e ficava a olhar para a estrada…

Deduziu Ti José que o turista queria táxi e no momento não havendo algum por ali dirigiu-se ao turista e arranhando a língua inglesa perguntou…Airport…Hotel?

Turista…yes…yes

Agarrou na mala ti José e colocou-a na carroça dizendo ao turista Camano, gesticulando apontando a caixa da carroça e disse-lhe…

Sidano…senta…ai este cu…!

E lá foram subindo a estrada da Birmânia de carroça ia o americano apreciando as babosas e teneiras plantadas me nesgas de terra e rocha dizia…Wonderful…Wonderful… (maravilhoso).

Ti José não entendendo o que o americano dizia respondeu…Dá pulo…dá pulo amanha-te que também me amanho. Andar de carroça é assim.

Eu quero é que me dês umas verdinhas…!

Sorria o americano e nada entendia do que ele dizia…

Ao chegarem ao Hotel perguntou o americano quanto devia. How much?

Ti José não entendendo…Queres mais!?

Eu tenho mais que fazer…Aqui é o Hotel. Apontando.

O americano abrindo a carteira e mostrando as notas assim ti José entendeu e tirou três notas de vinte dólares e sorrindo com um aceno de mão disse bay ao americano.

Dia soalheiro estavam rapazes a jogar futebol numa pastagem e a mãe de um deles chamava, chamava, e por, mais que chamasse, o rapaz não ligava.

E lá dizia ela: - Ó António anda cá…Ouviste?

Quando chegares a casa vais levar uma sova…

Presenciando a cena ti José disse para a mulher…

Ó Sr.ª a minha égua é mais obediente que o seu filho…

Sr. José não diga baboseiras, a sua égua não pode ser mais obediente que o meu filho…

A Srª. já vai ver…

E dando um forte assobio e chamando…Vem cá Rosa…

Veio a égua a trote para junto do dono…

Ficou a mulher de boca aberta..

Eu disse que ela era mais bem ensinada que o seu filho.

Obei nunca tal tinha visto…Isto é um animal fino...!

Esta peripécia aconteceu ao meu “amigo Leonel” da Lomba do Carro Povoação quando foi visitar seus filhos que vivem no Canadá. Na ida estando à pedaço instalado no avião deu-lhe vontade de ir à casa de banho ia para se levantar quando o avião baixou de repente voltando logo depois a estabilizar só que ao Leonel passou-lhe a vontade de urinar, e só se levantou quando o avião aterrou no Aeroporto de Toronto… seus filhos estavam à sua espera na aerogare: muita festa p’ra festa uma ou outra furtiva lágrima à mistura com sorrisos…

Dias depois estando só em casa do filho e nora que tinham ido trabalhar para a sobrevivência de cada dia; no falar do Leonel estava farto de ver talaveja foi passear para desentorpecer as pernas entusiasmado para tudo olhava no regresso a S. Miguel preciso contar as novidades. Entrou numa rua depois outra e mais outra dançou o balho furado e viu-se perdido, para encontrar a casa do filho no dizer da nossa gente: agora é k a porca torce o rabo! Como a senhora Chamarrita também e um “sto homem” e bem ou mal rezava a Deus para o ajudar, deu voltas à Chamarrita e como ela saiu cedo, ao inverso queria regressar a casa e não atinava…entrou depois numa linguagem de mistura, e ao primeiro que pediu…É sinhó p’las almas leva-me a casa do meu filhe! Eu já nãm sei onde é? Eu tou perdido! Como resposta… No speak english…

Só sabendo falar português o Leonel ficou confuso com esta resposta mas prosseguiu com o pedido obteve como resposta… No speak portuguese!

No portuguese – Italy – Palermo… Retorquiu Leonel: vá chamar palerma a quem te fez o focinho mal amanhado! Era o que me faltava, eu cria ver esta burra velha à procura da casa como eu!

No capice... no capice..ciao…ciao

As tantas lá apareceu alguém que o levou a casa…um policia que falava português e a quem Leonel deu o endereço que trazia com ele, respirou o Leonel de alívio, e nunca mais foi ao Canadá…

Quanto ao Benjamim viaja no galinheiro…

Benjamim Carmo

Povoação, quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot