fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

GOVERNO DOS AÇORES ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA “ECO-FREGUESIA, FREGUESIA LIMPA”


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou hoje, na Horta, a abertura das inscrições para a edição deste ano do programa 'ECO-FREGUESIA, Freguesia Limpa', que decorrem até 15 de março, salientando que continua a integrar os projetos 'A Minha Ribeira' e 'Costa Limpa'.

“Hoje divulgamos o regulamento deste programa e esperamos novamente uma grande adesão, já que, em 2017, concorreram 146 das 156 freguesias dos Açores, o que traduz uma aposta ganha na envolvência de todos na proteção de um património ambiental que é de todos”, afirmou Marta Guerreiro, que falava no final de uma visita à Ribeira da Conceição.

“Esta ribeira foi, em 2017, foi um dos belíssimos exemplos em termos da sua candidatura e execução”, sendo responsável pela melhor candidatura ao projeto 'A Minha Ribeira' na ilha do Faial, frisou a Secretária Regional.

A titular da pasta do Ambiente adiantou que, em termos de orçamento para 2018, existe “uma verba de 450 mil euros em apoios financeiros no âmbito do programa, a que acresce o apoio em equipamentos para os melhores projetos 'A Minha Ribeira', em cerca de mais 60 mil euros”.

“Este programa, que existe desde 2010, é gerido pela Direção Regional do Ambiente e tem como grande finalidade colocar as freguesias e as suas populações a contribuir para a limpeza e retirada de resíduos de zonas públicas, incluindo ribeiras e orlas costeiras”, bem como colaborar “em ações de sensibilização ambiental, com uma população mais desperta para este tema e para a importância de mantermos as nossas freguesias mais limpas e mais aprazíveis”, frisou a Secretária Regional.

Marta Guerreiro destacou o papel preponderante das Juntas de Freguesia das nove ilhas do arquipélago, enquanto entidades de proximidade com as suas comunidades e um elo de ligação entre as reais necessidades das populações e o desenho de políticas que as satisfaçam.

As Juntas de Freguesia vencedoras do concurso recebem um galardão anual, constituído por bandeira e certificado, aferido através de um sistema de pontuação de acordo com a qualidade ambiental exibida no respetivo território e do número de ações de limpeza e de sensibilização desenvolvidas.

Para as freguesias que, em cada ilha, se tenham destacado no esforço de limpeza e de manutenção, é ainda atribuído um prémio especial, constituído por um certificado de excelência e um prémio monetário.

GaCS/HMB

Povoação, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot