quarta-feira, 7 de março de 2018

EBS DA POVOAÇÃO ALCANÇOU A POSIÇÃO DE SUPLENTE PARA A SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO JOVENS 2018 A REALIZAR EM LISBOA


A sede da Assembleia Legislativa acolheu, nos passados dias 5 e 6 de março, os alunos do ensino básico e secundário das escolas de todas as ilhas dos Açores, que foram eleitos para participarem nas Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens 2018.

O tema em debate pelos 57 alunos do ensino básico e pelos 77 alunos do secundário foi sobre a “Igualdade de Género. Um Debate para todos”.

Sara Leonardo e Inês Vieira
As alunas da Escola Básica e Secundária Maria Isabel do Carmo Medeiros, Sara Vieira Leonardo e Inês Paiva Vieira, acompanhadas pela professora Graça Ferreira, apresentaram no Parlamento dos Jovens Regional 2018 que se realizou na cidade da Horta, Ilha do Faial, as suas propostas ao tema em debate “Igualdade de Género. Um Debate para todos”. A boa prestação das alunas povoacenses na defesa e implementação de medidas ao tema discutido levou a Escola da Povoação a ficar na posição de suplente para a sessão nacional que se realizará na cidade de Lisboa (Ensino Básico 16/17 Abril 2018 – Ensino Secundário 14/15 Maio 2018), conseguindo de igual modo que uma das suas medidas ficasse implementada no projeto base de recomendação para apresentar na sessão parlamentar nacional.

É de salientar que as alunas povoacenses Sara Vieira Leonardo e Inês Vieira evidenciam e agradecem a grande ajuda e apoio da professora Graça Ferreira e do professor Rúben Bettencourt, que foi crucial para o seu sucesso nesta edição do Parlamento dos Jovens regional 2018.

Foi no coração da política açoriana que estes jovens foram estimulados a apresentarem as suas ideias e as suas propostas, este ano refletindo e argumentando sobre o respeito pela igualdade de direitos e de oportunidades entre homens e mulheres.

Durante as sessões realizadas nos passados dias 5 e 6 de março os nossos jovens foram confrontados com o processo parlamentar e com todas as regras inerentes ao debate democrático. No decorrer dos trabalhos, os alunos deputados aprovaram entre eles os Projetos de Recomendação para submeter à Sessão Nacional e elegeram os deputados que os vão representar na Assembleia da República.

Paralelamente decorreu o concurso Euroescola, que contou com a participação de 30 alunos, de 15 Escolas, bem como o prémio Reportagem Parlamento dos Jovens – Açores, onde contou com a inscrição de 8 jovens jornalistas, dos quais 4 do ensino básico e 4 do ensino secundário.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional dos Açores.

Um Olhar Povoacense endereça os Parabéns às alunas Sara Vieira Leonardo e Inês Paiva Vieira, bem como aos seus professores Graça ferreira e Rúben Bettencourt pela sua bem-sucedida prestação no Parlamento dos Jovens Regional 2018.

Povoação, quarta-feira, 7 de março de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário